Números da Obesidade no Brasil


Em 2010 o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram dois grandes levantamentos dos números do excesso de peso e obesidade no Brasil: o VIGITEL Brasil : Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).



VIGITEL: é um levantamento bianual realizado pelo Ministério da Saúde, através de contato telefônico, considerando indivíduos com mais de 18 anos de idade. Os procedimentos de amostragem empregados visam a obter amostras probabilísticas da população residente em domicílios servidos por pelo menos uma linha telefônica fixa no ano. O sistema estabelece um tamanho amostral mínimo de 2.000 indivíduos em cada cidade. Vale destacar que a amostra é selecionada por sorteio.

POF: consiste, entre outros itens, na avaliação antropométrica e do estado nutricional da população brasileira. A obtenção dos dados é feita por amostragem a partir de visitas domiciliares e são incluídos indivíduos de todas as idades em todos os estados brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário