Obesidade X Nível de Atividade Física

       É sabido que a prática de atividade física é essencial à prevenção da obesidade. O excesso de peso e, em maior escala, a obesidade são apontados como as principais causas de mortes por doenças cardiovasculares em todo o mundo. O tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada, hipocalórica e aumento na atividade física, sempre sob orientação de um nutricionista e preparador físico. Assim, é preciso mudar o estilo de vida para conseguir bons resultados.

       Um estudo realizado em Brasília (Thomaz, Costa, Silva,  Hallal, 2006) descreveu a prática de atividade física por adultos e identificou fatores associados, entre eles a obesidade. A tabela abaixo foi retirada e adaptada do artigo 'Fatores associados à atividade física em adultos' (Thomaz, Costa, Silva,  Hallal, 2006) e a partir dela, foi construido o dispersograma com reta de regressão
relacionando estas variáveis.

Cálculo e Interpretação do Índice de Massa Corporal:





Pode-se comprovar, então, uma associação direta entre obesidade e a prática de atividades físicas.


Fatores Associados à Atividade Física em Adultos, Brasília, DF (artigo disponível em português e inglês.)


Considerações Finais

       A tabela ao lado mostra os dados sobre a obesidade (VIGITEL, Brasil 2010) dos anos de 2006 a 2010, indicando um crescimento anual da frequência de obesidade na população.Em seguida, tem-se uma estimativa deste crescimento  para os próximos anos, gerando um quadro alarmante. Em 2050 aproximadamente metade da população será obesa.

      Abaixo, um dispersograma demonstrando os dado atuais da obesidade e em seguida, outro apresentando esta estimativa:
 


       O quadro epidemiológico nutricional do Brasil deve apontar para estratégias de saúde pública capazes de dar conta de um modelo de atenção para obesidade, intregando consequências e interfaces das políticas econônimas dentro do processo de adoecer e morrer das populações. 
     
     Atualmente, no Brasil, questões voltadas para prevenção e controle da obesidade encontram-se em seus primeiros passos. Na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a obesidade é apontada como evento de controle prioritário; como consequência foi publicado pelo Ministério da Saúde, o Plano Nacional para promoção da Alimentação Adequada e Peso Saudável, com mensagens de incentivo a hábitos de vida e alimentação saudável, principalmente para promoção de saúde. Os serviços de saúde começam a se organizar para implementar propostas e estratégias de atenção primária para a obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário